22/05/2011

ONG promove harmonia entre humanos e gorilas (ANDA)

Mais uma vez, a tragédia dos animais está ligada à ignorância e à falta de compreensão humanas... Parece mais triste ainda quando estamos perto de exterminar uma espécie tão linda e tão parecida com a nossa, como é o gorila das montanhas.
A matéria abaixo foi publicada no site da ANDA:


Um gorila silverback, daqueles que são líderes e enormes, invadiu uma região agrícola da República Democrática do Congo pra comer… bananas. Não mexeu com ninguém. Só queria as bananas. Mas teve que ser anestesiado e retirado do local, porque certamente isso acabaria em confusão. Geralmente a comunidade coopera com os ambientalistas, mas poderia haver susto e morte.

Nos últimos anos, com a perda de seu território natural ao redor do Vulcão de Virunga, os gorilas-das-montanhas têm avançado para perto das vilas agrícolas em busca de comida. Nornalmente ficam distantes das pessoas, comem e vão embora, mas os agricultores avaliam como prejuízo essa “visita” e já andaram matando esses animais.

Com muito esforço da ONG Gorilla.CD, que atua no país, a região dos gorilas começa a receber turistas que podem, inclusive, se hospedar nas casas dos agricultores e, assim, trazer uma nova alternativa de renda para esses povoados. Outra ameaça grave aos gorilas vem dos congoleses que vendem carvão – praticamente única fonte de energia no país. Esse comércio é ilegal e também provoca morte de gorilas que habitam a mesma floresta onde o carvão é feito. A ONG trabalha no sentido de gerar energia com bagaço de cana e outros resíduos orgânicos.

Leia a notícia completa no site da ANDA: http://www.anda.jor.br/2011/05/22/ong-promove-harmonia-entre-humanos-e-gorilas/