04/10/2011

Carne ameaça a fertilidade masculina


Pela primeira vez, estudo científico relaciona o hábito alimentar com problemas no sêmen
Dietas ricas em carne vermelha (bovina e suína) devem ser evitadas por homens que pensam em ter filhos – principalmente os que precisam recorrer a técnicas artificiais de reprodução. Um estudo brasileiro publicado recentemente na revista científica Fertility and Sterility apontou o consumo excessivo do alimento como o mais novo vilão da infertilidade masculina.

Para especialistas ouvidos pelo Jornal da Tarde, a ingestão de 68 gramas a cada 1 mil calorias diárias (o equivalente a um bife por dia) já seria o bastante para caracterizar o perigo.

“O excesso pode influenciar na qualidade do sêmen e prejudicar a motilidade (capacidade de movimentação) e a taxa de implantação (capacidade do esperma gerar um bom embrião)”, diz o especialista em reprodução humana Edson Borges, coordenador da pesquisa conduzida pelo Instituto Sapientiae, vinculado à Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Foram entrevistados 250 homens submetidos a fertilização assistida. O hábito de consumo excessivo de carne vermelha foi confirmado por todos – o que levou os pesquisadores a relacioná-lo com a infertilidade.

Segundo Marcello Cocuzza, médico-assistente do Centro de Reprodução Humana da Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas (HC), as alterações no sêmen ocorrem por conta do aumento do estresse oxidativo no organismo – uma espécie de desequilíbrio entre a produção de radicais livres (moléculas liberadas pelas células durante a absorção dos alimentos) e os antioxidantes (moléculas que ‘combatem’ os efeitos negativos dos radicais livres, como alterações celulares, envelhecimento e algumas doenças, entre elas osteoporose e câncer). “A carne vermelha em excesso funciona como gatilho para desencadear o processo de estresse no organismo”, diz Cocuzza.

Do Estadão; leia a notícia completa em: http://vista-se.com.br/redesocial/estadao-carne-ameaca-fertilidade-masculina/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook&utm_campaign=Feed%3A+vista-se+%28Vista-se%29&utm_content=FaceBook