09/01/2013

Agronegócio e Agroecologia

Nosso ambiente sofre de enorme degradação, e isso não é nenhuma novidade, mas os principais motivos dessa degradação ainda são;

O Atual modelo de produção de alimentos tem causado danos muito significativos. Estima-se que o mundo perde cerca de quatro milhões de hectares de solo por ano (devido ao mau uso do solo) O uso de agrotóxicos envenena nossa terra, água, ar e nossos alimentos. O Brasil se transformou no maior consumidor mundial de agrotóxicos e cada brasileiro consome em média 5,6 litros de venenos (nada fraquinhos) por ano. Só o Brasil já consome 20% de todos os agrotóxicos comercializados em todo o mundo e no ano de 2011 foi utilizado em média um total de 853 milhões de litros de agrotóxicos nas lavouras do país. As estimativas indicam mais de 3 milhões de pessoas afetadas e cerca de 220 mil mortes por ano.
Uma pesquisa realizada pela UFMT detectou resíduo de agrotóxicos no leite materno, ou seja, enquanto estas mães alimentavam seus filhos, estavam dando lhe pequenas quantidades de veneno. É absurda a forma com que os resíduos de agrotóxicos se acumulam em nosso corpo causando várias doenças, entre elas câncer, problemas hormonais, problemas neurológicos, má formação do feto, depressão, doenças de pele, problemas de rim, diarreia, vômitos, desmaio, dor de cabeça, problemas reprodutivos, entre outras.

O agronegócio é um modelo que depende de agrotóxicos, monocultivo e latifúndio, concentra terras, produz para a exportação, expulsa o povo do campo, gera lucros para transnacionais, mas mantém a fome e a pobreza no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 40% dos brasileiros (80 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar). Isso comprova que o agronegócio não atende às necessidades do povo.

Se comemos para viver, por que nossos alimentos estão nos matando? Como mudamos essa conjuntura? Será que existe solução?

A agroecologia é um sistema de produção sustentável praticado pelos camponeses, que evita venenos e adubos químicos, usando os elementos da própria natureza para manter o equilíbrio. Para isso é necessário a produção diversificada, rotação de culturas e defensivos naturais. Esta base tecnológica natural já se mostrou a melhor forma de produzir alimentos saudáveis e acessíveis à população, preservando o meio ambiente e o conhecimento acumulado pelos camponeses ao longo dos séculos. Tais sistemas alimentaram a maior parte do mundo durante séculos e seguem alimentando milhões de pessoas em muitas partes do planeta.

AGRO - vem de agricultura, a maneira como plantamos, colhemos e cuidamos dos alimentos que produzimos. Isso tudo significa que tratamos a terra com amor.
ECOLOGIA -
é a natureza, o chão, o céu, a água, a mata, os animais...
A terra é um ser vivo, e por isso devemos cuidar dela para que continue sempre nos dando alimentos saudáveis.
É possível garantir uma produção de alimentos saudáveis, sem venenos e a baixo preço. A solução é fortalecermos a agricultura camponesa e familiar e pararmos de financiar essas grandes e monstruosas empresas que destroem nosso meio ambiente e nossa saúde por dinheiro. Essas empresas são: Syngenta, Bayer, Monsanto, Basf, Dow, Novartis, DuPont e Nufarm.

Para que a mudança nesse modelo ocorra é necessário:

      ·         No lugar dos latifúndios, devemos ter pequenas propriedades frutos da Reforma Agrária e da resistência dos pequenos agricultores;
      ·         DESMATAMENTO ZERO! Impedir o desmatamento que devasta florestas e nascentes de rios;
      ·         A agricultura camponesa precisa de investimento do ESTADO através de políticas públicas que potencializem a transição agroecologia;
      ·         Investimento estatal para a produção de Ciência e Tecnologia voltadas à realidade dos pequenos agricultores, assentados e camponeses deste país;
      ·         Leis que proíbam a produção, comercialização e o uso dos agrotóxicos, bem como das sementes transgênicas;
      ·         Leis que certifiquem a comercialização aos produtos livres de agrotóxicos;

Lembrando que as pragas surgem devido ao desequilíbrio da biodiversidade, a agroecologia vai além de plantações sem venenos químicos, a agroecologia é viver em harmonia, uma forma de plantar, colher e cuidar da terra, que se integra com a Natureza, que faz parte da Natureza.

Não devemos permitir que esse atual modelo de produção de alimentos continue destruindo nossa biodiversidade e nossa saúde! Devemos permitir que aqueles que se importam com a VIDA produzam nossos alimentos.

Faça parte da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela vida!
A campanha foi lançada em 7 de abril de 2011, no Dia Mundial da Saúde, por mais de 30 organizações sociais, com o objetivo de denunciar a falta de fiscalização e os efeitos prejudiciais dos agrotóxicos, defendendo alternativas como a agroecologia.

Para informações e contato:                                    
contraosagrotoxicos@gmail.com
http://www.agrotoxicomata.com.br                               
Contato SP: contraagrotoxicossp@uol.com.br