28/01/2013

Condenados - Curta metragem


A escravidão animal deveria ser enterrada juntamente com a escravidão humana no cemitério do passado. “. 
 (Peter Singer)
     Movido pelos pensamentos e questionamentos de Peter Singer o “pai do movimento dos direitos animais”, autor do livro Animal Liberation (Libertação animal) publicado em 1973;  O fotógrafo-filósofo Marcos Cesário produziu, em 2008, um curta-metragem que marcou o começo de sua conscientização e mobilização em defesa dos direitos animais.
     Singer condenava o “especismo” – Termo criado em 1970 pelo psicólogo britânico Richard D. Ryder que atribui valores e direitos divergentes ou ideia de inferioridade á determinados  animais apenas por serem de determinadas espécies.
     Em sua curta metragem Marcos Cesário defende a senciência – Outro termo criado em meio vegetariano, dessa vez defendendo a ideia de que todo e qualquer animal tem a capacidade de sentir dores e amar na mesma intensidade que o próprio ser humano  – E nos convida a refletir á respeito da insensibilidade com que são tratadas tais criaturas.
    As fotos foram tiradas em um matadouro nas imediações da cidade de Senhor do Bonfim - Interior da Bahia – e mostram com clareza a violência com que esses animais são sacrificados.
    No quase fim do documentário, uma imagem chocante: enquanto fotografava, Cesário conseguiu, e emocionou-se ao ver que o dito insensível chorava, assim como qualquer ser humano, e sofria ao sentir tal dor.



“A questão não é:– Eles são capazes de raciocinar? Ou – Eles são capazes de falar?Mas sim: - Eles são capazes de sofrer?”. (Jeremy Bentham).