05/12/2011

Neste Natal: Não coma o presépio!

Sexta-feira estava em um shopping com meu filho, e ele estava encantado com um lindo presépio que fazia parte da decoração de Natal...Me fez mil perguntas: quem era o bebezinho, quem era a mulher com véu azul, quem era o pastorzinho, etc...Neste presépio, claro, havia muitos animais. Um boi, um jumentinho, várias ovelhas...E meu filho perguntou por que os animais estavam todos ali, parados, na frente da manjedoura de Jesus recém nascido...Crianças nessa fase perguntam cada coisa, falam sem parar, querem saber tudo...ás vezes a gente responde as coisas até sem pensar! E então eu respondi: Jesus ESCOLHEU nascer no meio dos animais...porque os animais são seres inocentes e puros, e Jesus os ama de todo coração!
Exatamente isto! Foi uma escolha de Jesus...O Filho tão amado de nosso Pai Celeste nasceu no meio dos animais para mostrar que somos todos iguais, não há diferença entre o animal boi, o animal ovelha ou o animal humano...Somos todos seres sencientes, criaturas divinas...não existe esta estória de que somos superiores. Afinal, de todos os humanos nascidos neste planeta, Jesus, que é o Rei dos Reis, a melhor pessoa que já passou por este mundo, escolheu nascer no meio dos seus irmãos animais.
Acho incompreensível que no Natal, o momento de celebrar a Vida, o nascimento de Cristo, as pessoas insistam em comemorar com uma ceia repleta de sangue, de morte e de dor. Será que Jesus se sente feliz com toda esta mesa farta de cadáveres de animaizinhos inocentes? Tenho certeza que não.
A grande maioria das ceias de Natal se resume a cenários grotescos...são corpos de porcos assados, cadáveres de aves como perus, patos e frangos temperados, partes de bois e bezerros assassinados...Um verdadeiro horror ! As pessoas comem, bebem, se fartam sem tomar conhecimento da barbárie que está sobre suas mesas... Cadê a compaixão? Cadê o amor? Cadê a bondade?
Jesus veio a este mundo pra deixar uma mensagem de amor entre TODOS os seres...Pena que grande parte das pessoas ainda não tenha compreendido isto. Por isso_disse ao meu filho_ nós devemos falar sempre, gritar bem alto para que todos saibam que os animais são nossos amigos, eles não são nossa comida. Precisamos mostrar pra estas pessoas que os animais são iguais a gente, eles sentem frio, sentem afeição, sentem medo, fome, contentamento e tudo o mais.
E hoje na Parada Veg, na Av. Paulista, meu filho, eu e tantos outros gritamos juntos bem alto para todos ouvirem:" Neste Natal, não coma o presépio!!!" Tenho certeza que meu filho entendeu a mensagem...espero que muitos outros que passeavam pela Paulista esta tarde possam ter compreendido esta mensagem também!
Paz e Luz!

Andrea Reis - ativista da Revolução da Colher